Ciclo de Estudos de Pedagogia aborda tema sobre inclusão nas escolas

Ciclo-de-Estudos---Pedagogia-[matéria] (1)Palestra, Oficina e Workshop são realizados para alunos de diferentes semestres na MAX

Faculdade Max Planck realiza nos dias 09, 10 e 11 de outubro o Ciclo de Estudos da Pedagogia, que esse ano privilegiou uma reflexão prática e consciente da atuação do docente diante dos desafios da inclusão nas escolas. A primeira palestra tem como tema “O Desafio da Inclusão da Diversidade Humana na Escola”, e será realizada pela professora Dra. Windyz Brazão Ferreira, Consultora e Pesquisadora na Área de Deficiência, Formação Docente para o Uso de Metodologias de Ensino Inclusivas, Políticas Públicas de Inclusão Escolar, Empoderamento de Mães de Pessoas com Deficiência.

No dia seguinte acontece o Workshop “Altas Habilidades/Superdotação – Da Dificuldade À Genialidade”, com a palestrante professora Clairen Angélica Santiago Lima, que possui Licenciatura Plena em Pedagogia com Habilitação para a Deficiência do áudio comunicação pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (2004), Licenciatura Plena em Educação Artística pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (2008) e Especialização em Educação Especial – Deficiência Intelectual pela Faculdade Network. Atualmente é professora de Sala de Recurso Multifuncional no município de Indaiatuba interior de São Paulo.

No dia 11 de outubro o Ciclo de Estudos será encerrado com oficina sobre “A Neuroeducação: Neurociência aplicada na sala de aula”, com a psicóloga Lilian Santos, formada pela PUC-Campinas com Especialização em Neuropsicologia e Aprimoramento em Psicopedagogia pela Unicamp. Atualmente trabalha com inclusão escolar de pessoas com deficiência intelectual em atendimentos clínicos e orientações escolares. E com grupos de crescimento para familiares de pessoas com deficiência, além do atendimento a grupos de crianças para desenvolver funções executivas.

“Esse evento é de extrema importância para a formação do pedagogo, uma vez que a inclusão da diversidade humana de forma mais ampla constitui um desafio para a escola. É comum em discussões sobre a educação especial focar nas deficiências ou transtornos de aprendizagem, contudo os alunos com altas habilidades/superdotados também constituem o público da educação especial e representam um enorme desafio para a escola e os professores. Sendo assim, essa será uma valiosa oportunidade para os nossos alunos ampliar seus conhecimentos educacionais”, declara a coordenadora do curso de Pedagogia, Sheila Salles Mendes.

SERVIÇO

Palestra: “O DESAFIO DA INCLUSÃO DA DIVERSIDADE HUMANA NA ESCOLA”.

Palestrante: Profª Dra. Windyz Brazão Ferreira

Data: 09/10/2017 (2ª feira) | Horário: 19h

Local: Auditório da FIEC – FIEC Unidade I, no Parque Ecológico.

Workshop: “ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO – DA DIFICULDADE À GENIALIDADE”.

Palestrante: Profª Clairen Angélica Santiago Lima

Data: 10/10/2017 (3ª feira) | Horário: 19h

Local: Faculdade Max Planck

Apresentação, Vivência e Roda de Conversa: “ESCOLA WALDORF”

Palestrante: Coordenadora da Escola Waldorf de Indaiatuba

Data: 10/10/2017 (3ª feira) | Horário: 21h

Local: Faculdade Max Planck

Oficina: “NEUROEDUCAÇÃO: AS NEUROCIÊNCIAS APLICADAS NA SALA DE AULA”.

Palestrante: Psicóloga Lilian Santos

Data: 11/10/2017 (4ª feira)

Horário: 19h

Local: Faculdade Max Planck

Programação: Apresentações dos Alunos

Data: 11/10/2017 (4ª feira) | Horário: 21h

Local: Faculdade Max Planck

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s