Circo Maximus consolida atuação prática de Educação Física desde o início do curso

EdFis - Circo - CAPAIniciativa envolveu alunos de 1º semestre em ação social

Tem alegria? Tem, sim senhor! A magia do circo inspirou novamente alunos de Educação Física da MAX que realizaram a apresentação do Circo Maximus para usuários da Associação Beneficente ABID, realizada em junho. Estudantes do 1º semestre estiveram envolvidos na execução do evento.

“Esse projeto só acontece porque os grupos que dividimos no início do semestre assumem a responsabilidade por todas as funções de produção. Eles escolhem o grupo que querem participar e tem aluno que participa de mais de um grupo”, explicou a professora Ana Lúcia Ratti Brolo, responsável pela iniciativa ligada à disciplina Práticas Pedagógicas e Profissionais.

Os alunos cuidaram de todos os detalhes, desde a criação do roteiro, divisão de tarefas, busca de recursos, montagem, maquiagem. “Esse ano tivemos a participação especial do Felipe, estudante do 3º semestre que nos auxiliou com a sonoplastia”, comentou a docente.

A história de um circo que estava falido e teve que ser salvo pelas crianças foi o fio condutor da apresentação do Circo Maximus. “Claro que nesse mundo da magia não poderiam faltar convidados especiais, como os personagens do circo Madagascar e o super-herói Homem-Aranha. Em clima de muita diversão e alegria, até os vilões que tentavam sabotar a reinauguração foram contagiados e se tornaram personagens do bem”, revelou a professora.

O evento faz parte das atividades práticas do curso de Educação Física da MAX, sendo relevante oportunidade de os alunos colocarem prática conceitos aprendidos em sala de aula, exercitando características importantes como trabalho em equipe, cooperação e amizade.

Além disso, o Circo Maximus faz parte das ações sociais desenvolvidas pelo curso de Educação Física. Em parceria com a Associação Beneficente ABID, o projeto desenvolve atividades circenses e lúdicas para interagir com as crianças. O objetivo é apresentar uma peça circense e proporcionar para as crianças uma noite de lazer, socialização e interação.

“Toda a preparação para o Circo nos faz pensar nas estratégias que precisamos adotar para grandes eventos e, principalmente, a capacidade de lidar com os desafios que surgem. O projeto é ótimo e muito gratificante, tanto na superação pessoal quanto no carinho e atenção que recebemos das crianças. Com certeza é uma proposta fundamental no curso que nos sensibiliza e nos faz rever a maneira como devemos tratar o outro”, declarou a aluna Mayra Poliana Eloy de Paula.

Realizado há quatro anos, o Circo Maximus conta com palhaços, mágicos, acrobatas, dançarinos e malabaristas. “Esse primeiro contato dos alunos com apresentações públicas é muito importante pelo exercício da teoria que ensinamos, mas também, e talvez principalmente, pelo caráter social, que dá a eles uma visão diferenciada da profissão”, disse o coordenador de Educação Física, professor Pedro Bulgarelli.

Importante reforçar que o curso de Educação Física da MAX possui docentes reconhecidos por atividades esportivas de relevância, como técnicos e gestores esportivos, pesquisadores, professores de educação física escolar. Entre outros diferenciais, insere os alunos em eventos e projetos práticos desenvolvidos desde o 1o semestre, como Jogos Internos da MAX, Circo Maximus, MAX em Dança, entre outros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s