Medicina Veterinária realiza aula prática em laboratório de alimentos

DSC_0047Atividade faz parte de disciplina ligada à inspeção de produtos de origem animal

Você sabia que a inspeção de produtos de origem animal é uma atividade que deve ser exercida pelo médico veterinário? Por ser de extrema importância na formação profissional, o curso de Medicina Veterinária da MAX mantém na grade a disciplina de HITPOA – Higiene, Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal. É por isso que estudantes do 5º semestre participam de aulas práticas diferenciadas, realizadas no laboratório de Alimentos do Campus I.

 “A disciplina HITPOA dá base para o profissional de Medicina Veterinária para atuar como inspetor, fiscal, e como tecnólogo, na parte de tecnologia envolvendo processamento e acabamento de produto de origem animal. Nós seguimos os regimentos e normativas da Vigilância Sanitária e do Ministério da Agricultura, por isso as aulas práticas acontecem em laboratórios específicos de alimentos, em função de ser produto de origem animal, de riscos microbiológicos e fisicoquímicos. Com isso, os alunos são inseridos dentro de um padrão de postura laboratorial”, explica o professor Alberto T. F. Filho, responsável pela disciplina.

 Na aula realizada em 30/05, por exemplo, a atividade teve como objetivo trabalhar com ovos e pescados no âmbito de inspeção e tecnologia.  “Os alunos fizeram a parte inspecional, de características sensoriais e analíticas, considerando características como odor e coloração, por exemplo.  E com isso o aluno traduz a teoria para a prática. Ou seja, ele pega a informação teórica trabalhada e vem para a prática fazer o processo inspecional”, conta o docente.

 Para o aluno Rafael Alexandre Cardoso Leite Vilela, a atividade prática consolida o aprendizado. “A inspeção é feita dentro de laboratórios, então faz todo sentido termos a aula dentro de um espaço profissional. Quer dizer, já na faculdade a gente aprende a ter essa vivência laboratorial com vestimenta, utensílios, enfim, todo o aparato de inspeção”, disse.

 O estudante destaca também que a atividade ajuda a ampliar as possibilidades de atuação profissional. “Não fazia ideia desse campo, eu achava que o médico veterinário cuidava só de animais, na clínica, não sabia desse leque de oportunidades. É uma vertente interessante, pouco explorada, e é um incentivo para os alunos. O curso todo é muito prático e tem também toda a teoria, o que é importante”, declarou.

 A atividade também é aprovada pela aluna Leila Mariane de Almeida. “Eu acho muito legal a gente vir para o Campus I, aprender como se faz produtos, a parte de inspiração, aprender a preparar, isso é muito interessante. Além de cuidar dos animais, o médico veterinário tem que saber como é todo o processo, como o alimento vai chegar na mesa do consumidor, se o pescado está em condições da pessoa consumir. Temos que saber tudo certinho o que vai para a mesa do consumidor”, comentou.

 De acordo com a estudante, a disciplina comprova a versatilidade da carreira que escolheu. “Hoje em dia a Medicina Veterinária é uma das mais amplas. Estou adorando o curso. A Max está muito bem. Eu entrei em outra faculdade, vim transferida e não me arrependo de jeito nenhum”, finaliza.

 Com corpo docente formado por médicos veterinários altamente capacitados e experimentados, o curso de Medicina Veterinária da MAX oferece aulas alinhadas com as boas práticas do mercado de trabalho e baseadas em Metodologias Ativas, trazendo problemáticas reais e que desafiam alunos a encontrarem soluções diferenciadas e positivas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s