Quiz Acadêmico leva alunos de Educação Física à atividade prática diferenciada

DSC_0117Iniciativa convidou alunos de 5º semestre a relembrarem várias disciplinas

 Uma atividade prática divertida, que exigiu esforço do corpo e da mente, envolveu alunos das duas turmas de 5º semestre do curso de Educação Física. Batizada de Quiz Acadêmica, a iniciativa foi realizada na Quadra Poliesportiva, no Campus I, em 01/06, e esteve relacionada à disciplina Recreação e Lazer.

 Preparado pelos alunos, o evento serviu para resgatar o conhecimento de diversas áreas estudadas ao longo do curso. “Além de promover a integração entre e estudantes das turmas A e B, nossos objetivos foram desenvolver os valores éticos e exercitar a cooperação entre os membros da equipe, estimular o espírito participativo como atitude positiva, vivenciar situações práticas recreativas referente a organização e aplicação, além de exercitar o espírito de liderança e motivação”, contou a professora Ana Lúcia Ratti Brolo, responsável pela iniciativa.

 Como uma grande e animada gincana, a atividade ocupou todo o espaço da quadra. Os alunos foram divididos em nove grupos que se enfrentaram, time contra time, de acordo com uma tabela previamente estipulada. Foram eles: 5º Semestre A – As Mina Pá, Kóe Rapaziada, Kamikaze, Os Cavernosos; 5º Semestre B – Racha Kuka, Os Poderosos, Os Imbatíveis.

 A partida começava com a pergunta do professor. Quem soubesse a resposta deveria apertar um botão luminoso. O primeiro a apertar tinha o direito de resposta. Depois disso, tinham que passar por atividades práticas bastante animadas, como Bola no copo, Cone e bola de tênis, Descobrindo o filme, Corrida da vassoura, Nó maluco, Corrida dos Cadarços, entre outros.

 “Particularmente gostei muito porque é na prática que a gente aprende um pouco mais sobre a matéria. E é uma forma também de todo mundo se socializar, uma competição sadia para nós. Tivemos que estudar três matérias diferentes e nem sempre na aula teórica a gente consegue assimilar tudo, tem que ter a prática para desempenhar. Isso vai ser um aprendizado para poder exercer quando for um professor, seja em uma escola ou em academia, como personal”, contou o aluno Diego Alves Lemos, do grupo Kamikazi.

 Entre outras obrigações, os alunos ficaram responsáveis por formar as equipes, criar o nome e logo de identificação; pesquisar e selecionar as atividades realizadas; zelar pelo bom andamento do evento cumprindo o regulamento e agindo de forma ética.

 “Durante a semana os professores enviaram textos para estudarmos. Desses textos foram elaboradas as questões. São textos de vários semestres e disciplinas que aprendemos. Então agora estamos testando nossos conhecimentos. E isso vai ser importante para nos preparar para o futuro, especialmente no sentido de adaptar os conteúdos para crianças, adultos, idosos”, afirmou o aluno Jonathan William Machado de Lima, da equipe Racha Kuka.

 “Estou feliz porque o grupo está acertando tudo. Tive que estudar bastante, mas dá pra aprender muito assim, gostei”, disse a aluna Bianca Dias Tagliacozzo. 

 Ao final, os vencedores foram Os Galáticos e Bar Sem Lona. Mas todos os alunos ganharam uma boa oportunidade de ter uma vivência da prática profissional. “Na MAX, temos a preocupação constante em oferecer ao aluno atividades para que possam aprender de forma ativa e autônoma por meio de metodologias de ensino desenvolvidas especialmente para as disciplinas”, garante o coordenador de Educação Física, professor Pedro Luiz Bulgarelli. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s