Personagem Capitu vira ré em avaliação prática do curso de Direito

DSC_0177Iniciativa envolveu alunos do 1º semestre

 Clássico de Machado de Assis, o livro Dom Casmurro é um dos ícones da literatura brasileira, lançado em 1899. Além do estilo impecável de narrativa, a obra chama a atenção pela conduta da personagem Capitu: culpada ou inocente no caso de adultério? A famosa dúvida inspirou a avaliação das duas turmas do 1º semestre do curso de Direito. O desafio foi em forma de simulação de júri, tendo os estudantes que argumentar a respeito da culpa ou inocência da personagem. As apresentações aconteceram no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), nos dias 31/05 e 01/06.

 A atividade prática fez parte da disciplina Leitura e Interpretação de Textos Jurídicos, conduzida pela professora Rose Luz. “Escolhi esse formato de avaliação por ter ligação direta com minha disciplina, envolvendo escrita e oralidade. Os alunos foram avisados que deveriam vir vestidos adequadamente, pois seriam avaliados quesitos como postura e oratória, além da argumentação”, explicou a docente.

 De acordo com a professora, a escolha do autor foi outro diferencial da avaliação. “Optei por Machado de Assis pensando, principalmente, na oratória dos alunos. Foi uma maneira de eles entrarem em contato com um vocabulário mais erudito, pensando que estamos no século XXI. E a participação dos alunos surpreendeu porque muitos deles usaram do vocabulário do livro na hora de argumentar. Acredito que eles deram conta do recado direitinho”, contou.

 No início, segundo a docente, os alunos pareciam resistentes em relação à avaliação. Mas com o decorrer da atividade todos ficaram satisfeitos. “São alunos de 1º semestre, mas que futuramente trabalharão com sentenças. Então achei bom introduzi-los em um cenário profissional. Eles estavam temerosos no início, mas foi uma maneira de eles entrarem nesse mundo do Direito do qual farão parte”, disse.

 Ao final, a avaliação foi considerada muito positiva em virtude das boas notas dos alunos. “A devolutiva da avaliação foi muito interessante. Uma aluna chegou a perguntar se havia o segundo livro, para saber se de fato ela traiu ou não. Foi uma atividade que envolveu a classe toda e todos gostaram. Com certeza, devemos repetir o formato”, finalizou a professora Rose.

 Vale destacar que o curso de Direito da MAX tem conteúdo das aulas desenvolvido para capacitação de profissionais preparados a exercerem integralmente a profissão, especialmente advocacia, que é a escolha de 90% dos nossos alunos. As aulas são programadas com alinhamento de teoria e prática, como as audiências simuladas que permitem a vivência da rotina jurídica.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s