Alunos do 7º semestre de Nutrição realizam estágio no HAOC

Max-News80---xxJunho2017Estudantes são acompanhados por nutricionistas profissionais e praticam conceitos teóricos

A Faculdade Max Planck mantém uma forte parceria com o Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC), o que permite aos cursos de Saúde realizar atividades práticas dentro do hospital, aproximando o futuro profissional da realidade do mercado de trabalho. É o caso de dois alunos de Nutrição que estão colocando em prática os conceitos aprendidos em aula. Brigitte Tiene Barbosa e Antonio Alves Maia Junior, do 7º semestre, atuam em áreas importantes, como alimentação coletiva e atendimento a pacientes.

“Nutrição Clínica é uma das áreas de grande expansão. É uma atividade que prevê a prescrição de dietas a pacientes, em hospitais, clínicas, ambulatórios ou consultório, além da adaptação de alimentação aos tratamentos clínicos. Ainda nessa área, o nutricionista atua na formulação de dietas especiais e promoção da reeducação alimentar”, explica a coordenadora do curso, professora Bianca Sant ’Anna Pires Luiz.

O estudante Antonio é estagiário do nutricionista clínico do HAOC, Alexandre de Oliveira Camargo, que também é professor de Nutrição da MAX. Ao lado do docente, realiza atividades como visita a pacientes, triagem, avaliação de risco nutricional. “Se estiverem em risco, por exemplo, faço uma avaliação e acompanho todos os dias. E caso haja necessidade de suplementos, faço a prescrição e envio para avaliação e aprovação do professor”, explicou.

Há cerca de quatro meses em estágio remunerado, o aluno conta que foi preciso ter força de vontade para conquistar a vaga. “Eu sabia que o professor era nutricionista e disse que tinha interesse em acompanhar, mesmo que fosse estágio sem remuneração. E assim eu comecei em outubro, porque eu queria muito ter a experiência. Logo que surgiu a vaga remunerada me candidatei e consegui conquistar o lugar”, disse.

Outra vaga oferecida pelo HAOC foi ocupada pela aluna Brigitte, em fevereiro. A atuação dela é na alimentação coletiva. “Eu atuo na conferência de cardápio, controle de estoque, controle de temperaturas, elaboração de tabelas, escalas, fichas técnicas e procedimentos operacionais padrão, auxilio no serviço de distribuição do almoço dos funcionários, entre outras atividades, sempre interagindo com a equipe e com auxílio da nutricionista”, afirmou.

Para a aluna, o estágio é o momento de colocar em prática desde o primeiro ano. “Nas atividades utilizamos conceitos de aulas como Técnica Dietética, Gestão Administrativa em Unidades de Alimentação e Nutrição, Tecnologia de Alimentos, Higiene e Legislação de Alimentos, Garantia e Controle de Qualidade, entre outras. Ou seja, a Faculdade oferece uma bagagem de aulas teóricas e práticas muito ricas, e ao desenvolver o estágio junto à nutricionista do hospital, já temos uma noção, enriquecendo o aprendizado ao lado de uma nutricionista experiente”, comentou.

Um importante diferencial do curso de Nutrição é dar oportunidade de os estudantes vivenciarem a prática profissional por meio de estágios extracurriculares, inclusive em instituições que realizam atendimento à população carente. Além disso, inserir o aluno na prática de estágios obrigatórios, com atividades em diversas empresas da região, na rede de atenção básica, instituições sociais, além dos hospitais conveniados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s